Sexto rei a começar de Roma (510-509 a. C.) bem como segundo a começar de descendência etrusca, sucessor a começar de Tarquínio Prisco, o Antigo, pois promoveu reformas sociais populares, essencialmente para proteção dos plebeus. Durante esse período a empresa romana encontrava-se dividida dentro de patrícios e também plebeus. Os patrícios pertenciam à revestimento superior da sociedade, e também os plebeus, à demão inferior.
Com a consecução etrusca a começar de Roma e também ao demorado do poder dos três últimos reis etruscos, a diferencial de lógica social no meio de patrícios e também plebeus tendeu a se porventura aprofundar. O hora rei etrusco (514-510 a. C.), levantou a primeira muralha da cidade bem como proclamou as primeiras bem como diversas reformas sociais porquanto favoreceram os plebeus. Ele criou várias gentes, promovendo famílias plebéias à condição a começar de nobres, organizou assembléias militares, os comícios centuriatos, bem como estimulou o comércio bem como o artesanato visando reforçar economicamente os plebeus.
Morreu no interior de Roma e também essas medidas, pois a tradição lhe atribuiu, ficaram conhecidas tal qual reformas servianas. O finalidade do rei, entretanto, não era propriamente alcançar os plebeus, ainda assim fortalecer o saber monárquico. A criação a começar de uma esfera plebéia vigorosa tinha finalmente a neutralização do saber dos patrícios, quer seja, ligeiramente semelhante ao pretendido pelos tiranos, tal como Pisístrato, na Grécia. Mas no interior de Roma essa política a começar de dar aos plebeus os regalias para sua expressão política não teve o idem efeito e também seu sucessor não conseguiu conservar a monarquia e também foi derrotado (509 a. C.) por sem-par revolta popular comandada por Lúcio Júnio Bruto (550-500 a. C.), apoiada pelos patrícios desejosos a começar de manter seus privilégios para proteção de sua política “popular” iniciada pelo antecessor, bem como foi morto pelos latinos.