O Sol, mais espaçoso corpo astro do máquina solar, atuando cerca a começar de 98% a começar de toda a massa do sistema, é a estrela porquanto nos oferece a holofote e o calor necessários para o lado de a manutenção da vivência na Terra.
A temperatura externa do nosso astro Rei é a começar de aproximadamente 6000º C provinda a começar de uma vultoso concentração a começar de energia liberada pelo seu núcleo.
Toda essa entusiasmo começa a contar de uma fusão nuclear. Quatro núcleos a começar de hidrogênio se por acaso chocam para o lado de formar uno núcleo a começar de hélio. Nesse processo, verifica-se pois que o núcleo a começar de hélio é menos massivo do porquanto os quatro núcleos a começar de hidrogênio. Isso ocorre pois durante a fusão nuclear libera-se sem-par grande medida de energia.
A temperatura no núcleo do Sol rompe a, aproximadamente, 15.000.000º C, e também a pressão sobrevém a estrutura 340 bilhões a começar de vezes mais espaçoso que a pressão atmosférica da Terra ao nível do oceano (1 atm = 760 mmHg = 1×105 N/m2).
A disposição liberada pelo núcleo é levada até a superfície através a começar de um causa conhecido tal como convecção térmica. Cerca a começar de 700 milhões a começar de toneladas a começar de hidrogênio são convertidas no meio de hélio e também liberam por volta de 5 milhões a começar de toneladas a começar de energia pura. Essa contínuo liberação a começar de energia compromete em sem-segunda diminuição da massa da estrela.
Na superfície do lâmpada podem fundamento observadas manchas provenientes a começar de regiões a começar de menor temperatura, e também regiões a começar de explosões, pois que muitas vezes chegam a medula muito mais espaçoso do porquanto a Terra.
Nos últimos anos, a diminuição dessas manchas há preocupado cientistas do globo terrestre inteiro, pois esse fenômeno é responsável pelos ventos solares pois ajudam a conservar a radiação cósmica imemorial do sede do máquina solar, aquilo que pode prejudicar o função de astronautas pois que não estão devidamente protegidos do lado de esse elemento de radiação.
Por Kleber Cavalcante
Graduado no interior de Física