As bactérias são os grupo mais antigos da Terra e também estão presentes no interior de quase todos os ambientes – ar, água, solo, ar, poeira bem como até dentro de vulcões; e também por certamente são consideradas os grupo vivos e abundantes do planeta. Exemplo dessa abundância está no veras de ter em nosso próprio organismo mais espaçoso quantidade a começar de bactérias do porquanto de células… Isso mesmo! Temos aproximadamente 10 vezes e também bactérias no meio de nosso carne do pois células humanas.
Estes microrganismos apresentam papel respeitável na manutenção da vivência e do equilíbrio dos ecossistemas, atuando tal como decompositores fixadores a começar de nitrogênio bem como desnitrificantes. Em nosso organismo, o papel desempenhado por estes microrganismos também é essencial, por causa de graças à tamanho de bactérias presentes dentro de nosso intestino, por competição, outras bactérias patogênicas não encontram ímpar meio válido para na hipótese de instalar. Graças a elas também conseguimos beber determinados nutrientes por elas produzidos ao longo de a fermentação dos alimentos pois ingerimos.
Podemos enfatizar outros papéis úteis das bactérias ao homem na produção a começar de alimentos, fabricação a começar de queijos e também bebidas, e também na indústria química, na produção a começar de determinados fármacos.
Assim, previamente de condenarmos esses microrganismos pelas inúmeras enfermidades, devemos dominar que somente ímpar pequena racha das bactérias é patogênica, quer seja, causadora a começar de doenças.
Quanto a sua descoberta, evoluiu por acaso, quando diferente negociante holandês, Leewenhoek, ainda no século 16, encontrava-se observando resíduos a começar de alimentos retirados a começar de seus próprios dentes. Este comparou as minúsculas estruturas encontradas a outras, presentes no meio de diversos materiais, do mesmo modo que água estação e sujeira. Leewenhoek descreveu essas estruturas, no meio de formato a começar de bastonetes, do mesmo modo que pequenos animais (animáculos).
Entretanto, somente no século 19, o conhecimento das bactérias no caso de desenvolveu, graças aos profissões realizados pelo médico alemão Koch, porquanto descobriu pois o causa de singular doença pois que acometia o gado era verdade seja dita uma bactéria. A fama a começar de vilã não parou por aí. O pesquisador francês Pasteur contribuiu grandemente do lado de estudo destes microrganismos e também de tão grande estudar as bactérias patogênicas decorreu a temê-las, chegando ao alínea de não e pegar na mão das sujeitos e a melhorar uma mania incontrolável a começar de limpeza, tudo para o lado de evitá-las.
As bactérias são conjunto procariontes, quer seja, não apresentam material genético invulnerado por membrana, desta forma, ao substância vista no microscópio óptico não tem núcleo. Podem no caso de apresentar a começar de diferentes formatos – cocos, bacilos, espiroquetas e também vibrião.
As bactérias, por sua desmedido distribuição bem como pelo intervalo de vivência dentro de nosso planeta, apresentam diversas formas a começar de nutrição, advindas da evolução a começar de sua espécie. Dessa maneira, elas podem cerne classificadas como:
Autótrofas, as pois produzem seu próprio alimento. Neste caso, existem bactérias porquanto possuem a aptidão fotossintetizante (na qual a fonte a começar de energia é a luz) e também quimiossintetizante (na qual a fonte a começar de energia provém das reações a começar de oxirredução).
Heterótrofas, as porquanto se alimentam a começar de nutrientes a começar de outros bando vivos, podendo ser: saprófagas (as pois que se alimentam a começar de organismos mortos) quer parasitas (as pois se alimentam a começar de organismos vivos). Uma vez absorvido o alimento, a bactéria pode montar os causas de respiração aeróbico, anaeróbico quer a fermentação do lado de a produção a começar de energia a subdividir dos nutrientes consumidos.
Fabrício Alves Ferreira
Graduado no interior de Biologia