2023-05-28
Aprosuba 14
História Geral

Guerra do Peloponeso: principais acontecimentos

Guerra do Peloponeso intercorreu no finalíssima do século V a.C., na Grécia Antiga. Atenas e também Esparta lutaram nesse perturbação pela hegemonia na Grécia.

A Guerra do Peloponeso colocou Atenas e também Esparta face à anverso no esfera de duelo pela hegemonia da Grécia. A rivalidade no meio de as duas grandes cidades gregas extrapassou o pano a começar de fundo desse conflito, porém os dissensões entre Atenas e também Corinto, aliada a começar de Esparta, foram o raiz imediato pois que deu início a ele.

Esse conflagração estendeu-se a começar de 431 a.C. a 404 a.C., contando junto a um resumido período a começar de trégua público como Paz a começar de Nícias. Os espartanos contaram junto com o acolhida dos persas e, aproveitando-se da indecisão dos atenienses, venceram o embate. A Guerra do Peloponeso contribuiu para o lado de o relaxamento das cidades gregas.

Acesse também: O reputação de guerra na história

Antecedentes históricos da Guerra do Peloponeso

Os trirremes foram a principal embarcação usada por atenienses e espartanos durante a Guerra do Peloponeso.
Os trirremes foram a precípuo embarcação consumida por atenienses e também espartanos no decurso de a Guerra do Peloponeso.

A Guerra do Peloponeso entrou um dos incidentes mais marcantes e também importantes da história da Grécia Antiga. Primeiro pois que foi diferente conflito pois causou profundas transformações na história grega, mas, além disso, singular série a começar de estratégias inovadoras foram utilizadas pelas duas grandes forças desse embate.

Essa guerra explicitou o tempo de polarização na Grécia no meio de Atenas bem como Esparta, bem como o abrangência do conflito, pois que não na eventualidade de resumiu à Grécia Continental, evidenciou a força dessas duas cidades. Para entendermos o porquê da emulação dessas rivalidades, é rico conhecermos o conjuntura da Grécia no século V a.C.

O treino de Esparta e também Atenas completou-se com pois ambas tomassem caminhos distintos, na companhia de modelos por inteiro diferentes. De ímpar lado, Atenas desenvolveu-se que nem uma democracia, pois ampliava a participação na política do lado de todos os cidadãos nascidos no interior de território ateniense, no mesmo momento em que Esparta tinha uno modelo oligárquico, porquanto limitava essa participação a una elite.

Essa diferença nos modelos governamentais adotados gerou sem-par rivalidade no meio de Atenas e também Esparta, mas, no começo do século V a.C., essa rivalidade pulou deixada a começar de lado quando os persas decidiram invadir a Grécia. Formou-se sem-par liga a começar de cidades gregas, pois uniram forças do lado de derrotar os invasores, e também entre elas estavam Atenas bem como Esparta.

No entanto, até mesmo com a guerra, a separação no meio de Atenas e também Esparta seguia existindo, junto a cada cidade atuando para o lado de garantir seus próprios interesses. Esparta fazia estala da Liga do Peloponeso, sui generis união a começar de cidades da região do Peloponeso, na qual Esparta era a força hegemônica e também impunha seus interesses no meio de os membros.

Essa aliança seguro tropas para o lado de Esparta quando fosse necessário, além a começar de acordos econômicos distintos com restantes reinos, e também intensificava a força espartana no Peloponeso. Os atenienses, por sua vez, buscaram reforçar sua influência na região da Ática bem como consolidar sua posição tal como força marítima no globo terrestre grego por expediente da Liga a começar de Delos.

Essa liga formou-se assim após as Guerras Médicas e também foi elaborada como formatura de prevenção para proteção de uma nova invasão persa, no entanto, sumiu sendo utilizada por Atenas do lado de reforçar o seu império. Os atenienses transferiram os fundos da liga para o lado de Atenas bem como utilizaram-nos para o lado de construir una grande frota naval.

Esse caso levou a ímpar crescente polarização na Grécia no meio de as duas cidades, pois procuravam expandir sua influência por outras cidades gregas. Foi essa concorrência por influência e também hegemonia pois fez acompanhado por que a guerra na hipótese de iniciasse, dentro de 431 a.C.

Disputa no meio de Atenas e também Corinto

A Guerra do Peloponeso cortou resultado sem intermediários da disputa a começar de interesses no meio de Atenas e também Corinto, cidade aliada a começar de Esparta e também membro da Liga do Peloponeso. Essa competição e as reclamações a começar de Corinto forçaram Esparta a falar guerra aos atenienses pois os espartanos não podiam perecer sua aliança junto com Corinto.

Tradicionalmente a Guerra do Peloponeso é datada a começar de 431 a.C. a 404 a.C, sem embargo os privações de Atenas juntamente com Corinto eram antigos bem como vinham de agora em diante a década a começar de 450 a.C. Nessa época, Corinto e também Mégara entraram no interior de guerra pelo controle do istmo pois ligava a Península do Peloponeso junto com a Grécia Continental.

Essa guerra é telefonema por alguns historiadores por Primeira Guerra do Peloponeso bem como demonstra o quadro a começar de alianças e também interesses na Grécia. Ela deu-se entre 460 a.C. e também 445 a.C., na companhia de Atenas abraçando Mégara bem como Esparta respaldando Corinto. Em 445 a.C., uno acordo a começar de paz junto a validade a começar de 30 anos introduziu-se assinado, colocando barreira no desentendimento.

Início da Guerra do Peloponeso

As tropas gregas organizavam-se militarmente da forma como o grupo, à direita, na imagem. Essa formação é conhecida como falange.
As tropas gregas organizavam-se militarmente da perfilamento como o grupo, à direita, na imagem. Essa formação é aparentada como falange.

A equilíbrio foi acertada, apesar disso a rivalidade no meio de Atenas bem como Corinto permaneceu, e também o tratado a começar de paz a começar de 445 a.C. reforçou a polarização no meio de Atenas e também Esparta. Em 440 a.C., os atenienses intervieram no meio de um confusão entre Samos e também Mileto e, para o lado de apoiar Samos, derrubaram o poder oligárquico a começar de Mileto.

Isso gerou revolta, e também algumas cidades aliadas a começar de Atenas cogitaram abandoná-la, evidenciando certa senão no domínio ateniense. A existência a começar de grupos oligárquicos dentro de Atenas era sui generis indicativo do pois os atenienses encontrariam na Guerra do Peloponeso, e também essa dissidência interna é sui generis das grandes processos da sua derrota.

Anos depois, Atenas e também Corinto voltaram a desentender-se, e também essa nova crise atravessou causada pela rivalidade entre Córcira bem como Epidamno. A cidade a começar de Epidamno pediu socorro a Corinto, bem como então Córcira buscou amparo em Atenas. Os atenienses mandaram forças pois levaram as forças navais a começar de Corinto a recuarem. O finalidade era construir Corinto desistir da guerra para alívio de Córcira apenas.

Corinto movimentou-se à demanda de aliados para o lado de lutar para defesa de Atenas, e também os atenienses realizaram sem-par embargo econômico sobre Mégara e também outras cidades que nem forma a começar de forçá-las a não se por acaso aliarem a Corinto. Com isso, Mégara e também Corinto exigiram a começar de Esparta sem igual intervenção para extinção de Atenas. A Liga do Peloponeso reuniu-se, e também decidiu-se pela guerra. A alegação espartana a começar de declarar guerra baseou-se na acusação a começar de que Atenas tinha quebrado o tratado a começar de paz a começar de 445 a.C.

Acesse também: Relato a começar de Tucídides sobre a Guerra do Peloponeso

Principais fatos da Guerra do Peloponeso

Modelo da vestimenta de guerra que um soldado espartano usava na Guerra do Peloponeso.
Modelo da veste de guerra pois um militar espartano ostentava na Guerra do Peloponeso.

A Guerra do Peloponeso durou 27 anos e também foi marcada por muita oscilação, pois, no interior de certo momento, os atenienses impuseram sua força, mas, no interior de outros, os espartanos tinham a vantagem. Como é sabido, os espartanos levaram a direito sobre os atenienses bem como forçaram-nos a render-se no meio de 404 a.C.

No início da guerra, os espartanos fizeram utilização de suas forças militares terrestres, maiores e também mais consumo preparadas, bem como invadiram a Ática (região onde fica Atenas). O governante a começar de Atenas, Péricles, decidiu montar uma tática inovadora: convocou os camponeses para o lado de abrigar-se na parte interior das muralhas atenienses e também deixou os campos abandonados.

Os atenienses decidiram suster seu domínio pelo mar, onde eles exerciam a graúdo força da Grécia, e também reforçaram o contato junto com o Egito bem como Crimeia, locais produtores a começar de grãos. A manutenção da cidade seria feita na companhia de os tributos da Liga a começar de Delos. Como contra-ataque, os atenienses usaram sua frota para o lado de ataques costeiros no Peloponeso, juntamente com a concepção de forçar os exércitos espartanos a dividirem-se, com finalidade de proteger sua trecho litorânea.

Péricles permaneceu adotando essa estratégia até o altura em pois os soldados espartanos recuaram para o lado de fazer a colheita no meio de Esparta. Quando decerto aconteceu, este pensou no interior de avançar na companhia de as tropas atenienses, nada obstante a compromisso de Atenas não concordou junto a a juízo de despachar soldados para o lado de encarar dianteiramente Esparta.

Essa posição foi sem-par dos grandes adversidades de Atenas no meio de toda a guerra: não havia elemento na ocupação de decisões, e também a ausência de ação muitas vezes transcorreu com porquanto os atenienses deixassem a começar de aproveitar átimos de vulnerabilidade espartana. As tropas atenienses pois ficaram na cidade, por isso como toda a população dela, foram atingidas pela Peste a começar de Atenas, epidemia a começar de uma doença desconhecida pois matou, acredita-se, 1/3 da população. Péricles galgou uma das vítimas dessa peste.

A primeira ciclo terminou sem grandes modificações no quadro a começar de forças na guerra, e também as estratégias seguiram as mesmas até por revinda de 427 a.C, na companhia de pequenas batalhas acontecendo. Em 425 a.C., os atenienses tiveram sem igual vitória honrosa em Pilos, alcançando aprisionar 292 soldados espartanos, apesar disso algumas derrotas militares nos anos sequentes fizeram sem-par acordo a começar de paz âmago assinado no meio de 421 a.C.

Esse compensação ficou cediço como Paz a começar de Nícias e também estipulava una trégua a começar de 50 anos. No entanto, no meio de 414 a.C., as determinações dele foram oficialmente abandonadas. Na prática, a disciplina nunca transpassou verdadeiramente obedecida.

Derrota a começar de Atenas na Guerra do Peloponeso

Após o compensação Paz a começar de Nícias, os problemas internos no interior de Atenas ampliaram-se, e também grupos defensores da oligarquia no meio de os atenienses começaram a fortalecer-se. Além disso, havia muita indecisão nas escolhas a começar de Atenas, juntamente com a população e também as lideranças da cidade não se porventura entendendo. Isso contribuiu diferente para pois a cidade na hipótese de enfraquecesse ao demorado da guerra. A liderança a começar de Péricles fazia ausência a Atenas.

Os atenienses tentaram avançar sobre o Peloponeso com o auxílio de uma aliança junto com Argos (rival a começar de Esparta), porém a derrota a começar de Argos no interior de relação a Esparta, no interior de 418 a.C., esclareceu o fracasso das intenções atenienses. Em 415 a.C., Atenas tentou uno ataque para defesa de aliados espartanos no interior de Siracusa, bem como essa expedição andou um fracasso completo.

A repartir de 413 a.C., os espartanos começaram a sufocar a economia ateniense ao encaminhar-se as minas a começar de prata a começar de Atenas. Sem a prata, Atenas começou a suportar problemas financeiros, e também isso prejudicou o exército da cidade. O acúmulo a começar de derrotas atingiu algumas cidades abandonarem a aliança junto a Atenas.

Nesse momento, Esparta contava na companhia de o acolhida da Pérsia na guerra e também muitos aliados dos atenienses ofereciam aos espartanos a probabilidade de mudarem a começar de lado no conflito. A situação no interior de Atenas só andou se agravando daí no meio de diante, e, dentro de 405 a.C., os atenienses foram derrotados na guerra naval a começar de Egospótamo. Essa derrota fechou a última rota a começar de grãos a começar de Atenas pois passava pelo Helesponto.

O rei espartano, Pausânias, mandou um cerco a Atenas pois durou seis meses. Como Atenas localizava-se esfomeada e também cercada, decidiu render-se aos espartanos no interior de 404 a.C. Após a rendição, Esparta derrubou as muralhas a começar de Atenas bem como desfez qualquer o império marítimo a começar de sua rival.

Acesse também: Batalha a começar de Queroneia – o comoção que transcorreu a Macedônia subjugar a Grécia

Consequências da Guerra do Peloponeso

A Guerra do Peloponeso, além a começar de marcar o fim do império ateniense, deu início ao perfunctório período nos quais os espartanos foram a força predominante na Grécia. Com isso, singular série a começar de regimes oligárquicos foram instalados em diversas cidades gregas. Com a vitória espartana, os persas, aliados a começar de Esparta, conseguiram estender sua influência sobre algumas cidades gregas.

O domínio espartano na Grécia andou muito curto. A rigidez espartana decorreu com pois dissidências surgissem, e também novos grupos democráticos fortaleceram-se décadas depois. Atenas, por exemplo, assim conseguiu indenizar seu esquema democrático, bem como cidades do mesmo modo que Tebas fizeram-se um considerável refúgio a começar de defensores desse sistema.

A fortuna que fluiu no interior de Esparta na companhia de a vitória causou divisões internas, bem como a totalidade desses fatores — divisão interna e também crescimento da oposição — contou com porquanto o domínio espartano durasse por volta de 30 anos apenas. Em 371 a.C., os espartanos foram derrotados pelos tebanos em original novo tensão que mobilizou a Grécia.

Uma outra consequência rico foi o enfraquecimento da Grécia. Tantas guerras no interior de prazo tão transitivo de intervalo cobraram uno preço ensurdecedor dos gregos, e também essa vulnerabilidade permitiu pois os macedônicos (povos helenizados porquanto habitavam o norte da Grécia) na condição de mobilizassem e também conquistassem a Grécia, no interior de 338 a.C.

Related posts

Gripe espanhola: onde surgiu, quê se difundiu, mortes

Admin

Independência do Congo. Contextualizando a autonomia do Congo padrão

Admin

Revolução Francesa – Convenção Nacional

Admin