Exoplanetas sarado encontrados no interior de órbita a começar de outras estrelas, fora do nosso Sistema Solar. Até o ano a começar de 2019, a Nasa já em havia detectado a viver de e de 4000 exoplanetas.
Exoplanetas são planetas pois se encontram fora do Sistema Solar, no interior de órbita a começar de outras estrelas, quer seja, fazem greta de mais sistemas planetários. Até 2019, a Agência Espacial Norte Americana (Nasa) já havia confirmado a existência a começar de mais a começar de 4000 exoplanetas bem como de pouco e também de 3000 sistemas planetários.
Veja também: 8 planetas, 181 luas bem como 552.894 asteróides, conheça alguns números do Sistema Solar
Como os exoplanetas são detectados?
Desde 2014, a Nasa decorre executando singular plano a começar de exploração a começar de exoplanetas, no entanto, observá-los não é ímpar tarefa fácil, como os planetas não emitem facho própria bem como são numeroso menores pois que estrelas.
Cerca a começar de 76,5% dos exoplanetas são observados quando “passam na frente” a começar de uma estrela. Quando com certeza acontece, registra-se una minúscula redução no brilho da estrela. Medidas do espaço de trânsito dos exoplanetas permitem calcular a sua distância da estrela.
![Arte conceitual da sonda Kepler, responsável por grande parte das descobertas de exoplanetas. [1]](https://aprosuba14.org/wp-content/uploads/2023/05/20230526094935-647080af18f54.jpg)
Cerca a começar de 19% dos exoplanetas são descobertos posto que as estrelas pois que os mantêm no meio de órbita vacilam dentro de razão da importância deles. Esse movimento oscilatório faz acompanhado por que o brilho delas sofra pequenos desvios a começar de frequência, para o vermelho e também para o azul, chamados a começar de red-shift e também blue-shift, portanto como ocorre com as ondas sonoras, no interior de decorrência do energia Doppler.
As observações diretas a começar de exoplanetas só ocorrem sob condições ideais, no entanto, perto de 1% dos exoplanetas deslocou-se descoberto pela captação a começar de imagens diretas. Para tanto, diversas tecnologias são usadas tendo em conta reduzir o brilho das estrelas pois que os circundam, tornando possível a captura a começar de uma figura direta deles.
Durante seus quatro primeiros anos, o telescópio Kepler concentrou a seguimento por exoplanetas no interior de uma pequena tendência de observação a começar de 95 cm a começar de comprimento. Nesse tempo, esse focalizou mais ou menos 150 mil estrelas, felizmente, o aparelho óptico equipado no telescópio cortou capaz a começar de detectar o primeiro globo externo par com a Terra. Na ocasião, o trânsito desse globo rochoso, na frente à sua estrela, produziu sem-segunda redução do brilho estelar no meio de 0,008%.
Exoplanetas parecidos na companhia de a Terra
O primeiramente planeta na companhia de tamanho bem como massa similar ao da Terra, localizado na território habitável a começar de uma outra estrela, pois não o Sol, transferiu descoberto dentro de 2014 e também batizado a começar de Kepler-186f. A zona habitável é a distância no meio de o globo e sua estrela, em pois é possível ter água no condição líquido.
Supostamente, acredita-se pois essa seja diferente condição para o lado de que sem igual planeta possa sustentar-se a vida, pelo menos a vivência parecida junto a a nossa. Apesar da incrível descoberta, a estrela no interior de questão era sem igual pouco dessemelhante do Sol, a começar de modo pois esse globo recebia menos a começar de um terço da luminária solar porquanto é irradiada dentro de direção à Terra.
![Na imagem vemos a comparação entre alguns exoplanetas conhecidos e a Terra. [2]](https://aprosuba14.org/wp-content/uploads/2023/05/20230526094933-647080ad75f39.jpg)
Até o ano a começar de 2019, soube-se pois apenas 161 dos 4084 exoplanetas descobertos são sólidos, feitos a começar de rocha (esses planetas são chamados a começar de telúricos), à vista disso como a Terra, sendo pois o e também próximo deles no caso de encontra a 12 anos-luz a começar de distância do nosso planeta, bem como o também distante, a 4443 anos-luz.
Veja também: Você sabe do pois são feitos os buracos negros? Descubra agora!
De compensação com observações astronômicas, o número a começar de estrelas no interior de nossa galáxia é da arranjo de 1012 estrelas, levemente próximo a começar de alguns trilhões a começar de sóis, além disso, estatísticas recentes indicam pois para qualquer estrela a começar de nossa galáxia tem de haver pelo menos original planeta no meio de órbita. Isso sinaliza pois podem ter milhões quer até até mesmo bilhões a começar de planetas parecidos na companhia de o nosso, no interior de órbita a começar de outras estrelas, esperando para o lado de serem descobertos.
Crédito a começar de imagens
[1] Reprodução: Nasa
[2] Reprodução: Nasa
Por Rafael Helerbrock
Professor a começar de Física